Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Windows Phone 8.1 - Chegada do Cortana novas OEM's e não só...

  

A Microsoft desvendou o novo Windows Phone 8.1 que traz o assistente pessoal Cortana, um Centro de Ação e um bloqueio de ecrã personalizável.

 

No evento de hoje da Microsoft, o Build 2014, a sua conferência anual dedicada aos developers, a gigante do Software está a dar a conhecer algumas novidades, foi desvendada a nova versão do Windows Phone 8.1. A par desta novidade foi mostrado o assistente pessoal denominado Cortana e ainda outros pormenores e serviços. O novo Windows Phone terá um Centro de Ação, ou controlo, terá fundos de ecrã personalizáveis, assim como o ecrã de bloqueio.

 

 

A moda dos assistentes pessoais veio para ficar e é cada vez mais uma tendência de gestão de um vasto ecossistema de funções, concentradas num Smartphone ou Tabet. As grandes empresas neste mercado, com responsabilidades de inovação nos sistemas operativos móveis, desenvolveram, cada um a seu modo, um assistente. A Apple apareceu com o Siri, a Google com o Google Now e a Microsoft lança agora o Cortana.

   

A resposta da Microsoft ao Google Now e ao Siri, o Cortana, vem substituir a função de pesquisa do Windows Phone, o que faz sentido, até porque é um serviço sustentado pelo Bing. Agora, o serviço irá agora encaminhar o utilizador a uma lista de sugestões baseadas no tipo de utilização do Smartphone.

 

O serviço Cortana, que será lançado como uma versão beta, mostrará uma lista, que basicamente é uma página de opções para o utilizador escolher o que exatamente deverá aprender e apresentar um assistente pessoal. É um tipo de “varinha-mágica” tal como conhece do Google Now.

 

Entre as opções apresentadas há uma que coloca o Smartphone em “modo não incomodar”. Esta opção pode ser preenchida por uma lista de pessoas que podem ou não ligar-lhe, quando está neste modo. É uma opção para definir um horário “de silêncio”.

 

 

O Cortana poderá indicar-lhe, como é conhecido também noutros serviços, uma lista de restaurantes (suportado pelo serviço Yelp), pode manter atualizada a sua lista de compromissos, enviar-lhe notificações e lembretes, prestar um serviço de informação meteorológica, responder a perguntas mundanas e, o melhor de tudo, pode ser tentacular, podendo ser estendida a sua ação por via de APP’s e serviços tipo Skype, Hulu e Facebook (serviços apresentados em off por questões de marca, afinal estas últimas APP’s não são da Microsoft), não ficaria bem numa conferência de programadores.

 

Outra novidade foi o “Centro de Ação”, este terá informação relativa à percentagem de bateria existente, quatro botões personalizáveis ​​e as notificações resultantes da atividade das aplicações ativas. O novo ecrã de bloqueio irá permitir que os developers criem novas aplicações para enriquecer este ecrã. Aparecerão novas experiências de utilização, o que é seguramente uma enorme vantagem.

 

              

 

O Windows Phone 8.1 permitirá também aos utilizadores tirar vantagem de mais elementos, principalmente enriquecer o ecrã principal, com este novo layout de “alta densidade”. Isto poderá ser configurado em Configurações, dentro da área ‘Início + Tema’.

 

E trocar o wallpaper do ecrã principal? Exatamente, agora também já será possível. É tão simples como tirar uma foto, redimensionar e colar no sítio certo. Agora o Windows Phone terá o seu toque pessoal, já não serão todos iguais!

 

Joe Belfiore, o responsável Microsoft do grupo de desenvolvimento dos sistemas operativos, disse que este é o Windows Phone mais pessoal e anunciou que estará disponível em mais equipamentos, como a Gionee, HTC, Huawei, Karbonn, Lenovo, LG, Nokia, Samsung, Xolo e ZTE.

 

Como podemos verificar, são muitas as novidades, e o mais interessante e muito importante para o crescimento da plataforma; são muitos os fabricantes a chegar ao Windows Phone. A concorrência que se cuide... :)

 

Fiquem com uma demonstração do Cortana.

 

 

Fontes.: pplware & Windows Phone Central