Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Windows Phone Blog

Windows Phone 8.1 – A Revolução

O Windows Phone 8.1 ainda não chegou, apenas está disponível para desenvolvedores (embora seja possível ser instalado por qualquer utilizador, mediante o seguimento de alguns passos).

 

As novidades são imensas, algumas delas um pouco escondidas. Vou fazer um artigo um pouco baralhado, sem uma ordem, apenas para dar um cheirinho do que está para chegar e que, certamente vai colocar a concorrência em sentido!

 

 

              

 

Internet Explorer: Bem, o IE levou uma varredela daquelas. Todos os favoritos que temos no PC (IE11) ficam agora disponíveis no Smartphone. As palavras pass dos sites, vão poder também ficar gravadas no equipamento, o que nos vai tirar uma grande dor de cabeça sempre que entramos em sites onde estamos registados. Nota (ao limparmos o histórico de navegação do smartphone, este será também eliminado do PC, portanto…

 

Aplicações: Agora é possível instalar APP’s no cartão, o que será uma mais-valia para equipamentos com apenas 8GB de armazenamento! Ao contrário do Android, que armazena apenas parte da APP no cartão, deixando o telefone limitado à mesma. No Windows Phone a APP vai totalmente para o cartão.

 

Live Tiles: Agora podemos ter mais uma coluna de Tiles, o que vai libertar imenso espaço no ecrã inicial, ajudando a organizar melhor o tema, consoante os gostos e necessidades de cada utilizador. Também podemos colocar uma imagem de fundo no mesmo, o que tornará o telefone mais bonito e intuitivo. Sei que algumas pessoas não gostavam do Windows Phone por causa das cores das Tiles. Agora, essa desculpa acabou.

 

Música: A APP música também sofreu uma revolução, e dela, só faz parte mesmo a musica, os vídeos passaram a ser integrados numa outra APP. Agora podemos criar as nossas listas pessoais sem ter de conectar ao PC. Isso era uma coisa que me chateava imenso, não poder criar as minhas listas de música. Isso agora acabou, e tudo fica mais fácil.

 

Bateria: As aplicações em segundo plano, passam a ser controladas no separador (poupança de bateria). É lá que podemos tirar ou meter, aplicações que funcionem em segundo plano.

 

Loja de aplicações: Agora as aplicações passam a ser atualizadas automaticamente, sendo necessário configurar a ligação (wi-fi ou 3/4G) para os updates. É bom que seja por wi-fi, não é mesmo!

 

Pessoas/Contactos: Agora não podemos ver perfis do facebook através do hub contactos! Podes ver o que a pessoa publica, mas não, interagir com ela através do hub. Sempre que clicares numa publicação, ele abre o APP do Facebook e reencaminha-te para lá. Confesso que não gostei muito desta parte, mas pronto, são hábitos.

 

Office: Aqui não mudou muito, apenas um separar (Cartão SD). Para quem tem documentos no cartão, passa a ser possível aceder aos mesmos através do office, o que até aqui não era possível.

 

Bing/Cortana/Câmara: Aqui mudou quase tudo, embora só esteja para já, disponível no idioma americano. No Bing desaparece o leitor de QRcodes, ficando este, disponível na APP da câmara. O leitor ou pesquisador de música, continua lá, embora num sítio diferente (canto superior direito. (Isto com o Bing/Cortana aberto), tecla de pesquisa do smartphone.

 

Barra ou janela de notificações: Agora, e há semelhança do Android, temos uma janelinha (deslizar com o dedo para baixo no ecrã inicial) com algumas notificações. São elas: Redes Wi-Fi, Bluetooth, Modo de Avião, Bloqueio de rotação do ecrã. (Estas são as que vem por defeito, mas podemos sempre adicionar outras). Na mesma janela, agora é possível ver os emails que recebemos, notificações das redes sociais, etc…

 

Como disse no início, este post foi apenas um flash sobre o Windows Phone 8.1. Há muito mais para descobrir nesta grande atualização, umas coisas mais escondidas do que outras, e outras que ainda não chegaram. (Isto é uma preview), logo não está completa.

 

Como devem calcular, o Windows Phone 8.1 vai chegar para arrasar, digamos assim. O que os outros tinham e faltava no WP, agora não falta mais! Só quero ver no futuro próximo, os argumentos dos concorrentes, é que a vida começa a não ficar fácil para eles.