Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Som ambiente pode vir a ser usado para carregar baterias de telemóveis

Fazer chamadas em locais com muito barulho não costuma ser boa ideia, mas esses locais podem vir a ser uma excelente alternativa para carregar os telemóveis. A tecnologia ainda está na fase inicial, mas é prometedora.

 

Uma investigação da universidade londrina Queen Mary, em parceria com a Nokia, revela que o óxido de zinco piezoelétrico – que cria uma voltagem quando se expande e quando se contrai – pode ser utilizado para criar revestimentos que podem ajudar a carregar as baterias de dispositivos portáteis.

 

              

 

Os cientistas desenvolveram também nanobastões de óxido de zinco que podem ser aplicados na superfície de outros materiais, revela o Gizmodo.

Estes nanobastões respondem ao barulho do quotidiano, sendo que a expansão e contração microscópica criam voltagem que pode ser capturada por contactos elétricos que, teoricamente, pode ser utilizada para carregar um telemóvel ou outro dispositivo portátil.

 

A equipa de investigadores já avançou com um protótipo, que tem o mesmo tamanho de um Nokia Lumia 925 e é capaz de gerar 5 volts quando exposto a um barulho elevado.

 

É fantástico ver que a Nokia, apesar de tudo, ainda não está morta e continua a investir em novas tecnologias. Melhor aidna, é ver que essas tecnologias estão a ser testadas em Lumias.