Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Windows Phone Blog

Nokia Devices já integra universo da Microsoft

Tal como estava previsto, o dia de hoje assinala a oficialização da integração da Nokia no mundo Microsoft depois de terem sido reunidas as aprovações necessárias para a aquisição. Mas as maiores mudanças ainda estão a começar.

 

A formalização do negócio assinala o Dia 1 da grande mudança da fabricante de dispositivos móveis que já foi líder incontestada do mercado de telemóveis mas também da estratégia móvel da Microsoft.

 

 

 

A compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia por parte da Microsoft foi anunciada em setembro de 2013 e o valor de 5,4 mil milhões de euros foi considerada por muitos abaixo do preço real da empresa finlandesa.

 

As mudanças já começaram a acontecer mesmo antes do negócio ter sido concluído, seguindo uma linha que já tinha sido traçada com a parceria estabelecida para o Windows Phone mas que, mesmo assim, teve algumas variações algo surpreendentes, como anúncio no Mobile World Congress de um telefone Nokia baseado em Android, o Nokia X, que está a ser um sucesso na China.

 

Vários rumores têm vindo a público sobre as possíveis mudanças, como a possibilidade da Nokia passar a designar-se Microsoft Mobile e a nomeação possível de um novo CEO, Rajeev Suri que substituiria Stephen Elop. Fala-se também na possibilidade de encerramento de algumas unidades de produção, especialmente de uma fábrica na Índia que emprega 7.500 colaboradores.

 

A informação oficial aponta porém que o antigo presidente da Nokia, Stephen Elop, exercerá o cargo de Vice-Presidente executivo do Grupo Microsoft Devices e vai trabalhar diretamente com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, supervisionando o negócio de smartphones e tablets Lumia, os telemóveis Nokia, hardware Xbox e produtos e acessórios Perceptive Pixel.

 

             

 

A integração junta ao universo Microsoft os colaboradores da Nokia em mais de 130 localizações em 50 países, incluindo várias fábricas.

 

Em Portugal a Microsoft afirma que “a integração da Nokia irá tirar partido da excelente parceria existente entre as duas empresas em Portugal, assente em esforços combinados ao nível de marketing e comunicação, com o lançamento conjunto de produtos e que tem resultado no rápido crescimento linha Nokia Lumia”. Uma estratégia que se pretende reforce o posicionamento competitivo da empresa neste mercado.

 

Segundo dados citados pela Microsoft, o Windows Phone é o ecossistema que apresenta o mais rápido crescimento no mercado dos smartphones. Os dados da IDC relativos ao último trimestre de 2013 mostram que o Windows Phone reforçou a sua posição entre os três principais sistemas operativos para smartphone e foi a plataforma com mais rápido crescimento entre os sistemas operativos líderes, com uma percentagem de ganho anual de 91%.

 

 

 

Fonte.: TEK