Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Microsoft prepara mudanças no OneDrive para 2015

Chris Jones, vice-presidente corporativo do OneDrive e Share-Point, colocou uma mensagem mostrando quais serão os próximos passos a serem seguidos pelo OneDrive neste ano de 2015. Mais uma vez, a atenção da equipa está voltada para o grande lançamento da Microsoft este ano: o Windows 10 e todas as funções agregadas ao ecossistema Microsoft.

 

Segundo Chris Jones, antes da chegada do Windows 8.1, o OneDrive tinha dois mecanismos de sincronização. Um servia para utilizadores do Windows 7/8/Mac e o outro para utilizadores empresariais. Logo em seguida, surgiu o Windows 8.1 e diversos dispositivos móveis que pediam aplicações do serviço de armazenamento na nuvem com funções particulares.

 

Uma delas foi o placeholder, uma espécie de reserva de espaço, onde o arquivo era salvo na nuvem e uma cópia temporária offline de alguns arquivos no próprio dispositivo.

 

Com isto, mais um mecanismo de sincronização teve de ser criado. E, logicamente, com tantas maneiras diferentes de atuar, alguns problemas ocorreram em relação à confiança na execução do serviço. Tentando resolver esses desafios, a equipa de desenvolvimento do OneDrive precisou de dar um passo atrás e repensar toda a sua estrutura.

 

Foi, então, que eles optaram por trabalhar em cima de apenas um mecanismo de sincronização dos arquivos. E, assim sendo, o ponto de partida teve de ser o Windows 7 e 8, remontando toda a trajetória do OneDrive até a sua chegada no futuro Windows 10. A boa notícia é que grande parte dos trabalhos já foi feita e os consumidores não notarão grande diferença!

 

Uma das conquistas foi a unificação das aplicações do Windows Phone e Android, que logo irá receber a companhia daquele idealizado para iOS. No Windows 8.1, os utilizadores também estão a experimentar uma nova maneira de lidar com o serviço. Neste momento, todos os esforços estão voltados para o Windows 10, afirma Chris Jones.

 

De acordo com o executivo, até o final do ano, o OneDrive estará com todas as suas funcionalidades prontas para desembarcar na nova plataforma. Por enquanto, os utilizadores Technical Preview receberão um novo OneDrive com muitas funções já em execução no seu próximo lançamento.