Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Windows Phone Blog

Aplicações - Windows Phone ganha primeira app que “fala” português

  

Dá pelo nome de World Search e foi desenvolvida de raiz  em Portugal. É a primeira app para Windows Phone que faz o reconhecimento de fala em Português e acaba de estrear na loja do Windows Phone.

 

Chama-se World Search – mas também poderia ter o apelido de Bing. É uma app para Windows Phone e tem como característica principal recorrer ao motor de busca da Microsoft para fazer pesquisas na Net através palavras faladas na variante europeia do português.

 

 

             

 

A app está a ser distribuída gratuitamente na loja de aplicações para o Windows Phone. Em comunicado, a Microsoft descreve a World Search como a primeira aplicação para Windows Phone que reconhece a fala em português europeu.

 

Entre os atrativos desta nova app, destaca-se a possibilidade de obter respostas através de uma voz sintética que recebeu o nome de Hélia. A app foi desenvolvida no âmbito do projeto QREN World Search, que conta com a participação de investigadores da Microsoft Portugal, da Universidade de Aveiro, do ISEP, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e das empresas PT, IZONE, MAISIS e Ponto.C. 

 

«A app utiliza tecnologias de reconhecimento e síntese de fala disponibilizadas como serviço em Azure, integralmente desenvolvidas em Portugal e melhora automaticamente o reconhecimento da fala com o seu uso em larga escala.

 

Trata-se de um projeto pioneiro a nível mundial, inteiramente desenvolvido em Portugal por uma equipa de investigadores e engenheiros, e que reforça o compromisso da Microsoft em colocar a tecnologia ao serviço de todos os cidadãos, nomeadamente os falantes de português europeu, situados em todo o mundo.

 

Está prevista a sua expansão breve para o Português do Brasil e para outras línguas Europeias», explica Miguel Sales Dias, diretor da área de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft Portugal, num comunicado da produtora do Windows.

 

              

Nota.: para baixar esta APP a partir do smartphone basta clicar numa das imagens acima.

Compatível com Windows Phone 8 e 8.1